Loading Image
Limpeza e Conservação – saiba mais |
10882
post-template-default,single,single-post,postid-10882,single-format-standard,mkd-core-2.0,ajax_fade,page_not_loaded,,burst-ver-3.1, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,side_menu_slide_with_content,width_370,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Limpeza e Conservação – saiba mais

Academias, escolas, shoppings, aeroportos, condomínios, indústrias, jardins — o que esses espaços têm em comum? São áreas de grande circulação, onde as pessoas trabalham, estudam e convivem de alguma forma. Por isso, são locais que exigem um cuidado redobrado com a limpeza e conservação.

Se você é responsável por algum desses espaços, deve saber que a atenção com esses fatores é constante. Mas qual é a importância disso para a instituição? Como formar uma equipe de limpeza eficiente e garantir um padrão de qualidade nos serviços?

E quanto à terceirização? É uma alternativa vantajosa? Como avaliar um bom prestador de serviços de limpeza e conservação? É sobre esses temas que vamos conversar hoje.

Nenhum ser humano deveria ser obrigado a frequentar um local sem as condições ideais para a preservação de sua saúde, segurança e bem-estar. Isso envolve os cuidados com a limpeza e conservação do ambiente em que as pessoas estudam, trabalham, realizam suas atividades e convivem no dia a dia.

Mas não é só isso. Quando falamos sobre qualquer empreendimento que concentra a presença e a circulação de uma grande quantidade de pessoas, essa cautela ganha outras dimensões.

O primeiro aspecto que torna a limpeza e conservação importantíssimos é a manutenção do padrão de serviços do empreendimento. Geralmente, essas atividades não interferem diretamente nas atividades operacionais do local, mas influenciam na percepção do ambiente.

Basta ver a sensação de desânimo e cansaço que sentimos em um local mal iluminado e desorganizado. De forma contrária, um ambiente limpo, arejado, iluminado e bem conservado promove uma disposição diferente, trazendo impacto sobre a produtividade.

E não se trata apenas de um efeito psicológico, embora ele seja muito importante. Limpeza e organização ajudam os funcionários a encontrarem documentos, objetos e ferramentas com facilidade, fazendo com que as tarefas do cotidiano sejam realizadas rapidamente.

Outra questão a ser considerada é a imagem da empresa. A tão desejada credibilidade dificilmente será conquistada quando há um ambiente desorganizado, mal higienizado ou com falhas na manutenção.

Isso vale especialmente para organizações como indústrias, aeroportos, instituições de ensino, entre outras. A imagem tem um papel fundamental na construção da credibilidade de uma marca ou serviço. Portanto, ela deve ser uma questão prioritária.

O mesmo vale para shoppings, aeroportos, supermercados, academias. Afinal, são espaços onde as pessoas circulam e gostam de ver tudo devidamente limpo e organizado.

Em ambientes que lidam com alimentos, esse cuidado precisa de muito mais atenção. A presença de sujeira ou até mesmo a detecção de parasitas ou animais perniciosos, além de apresentar riscos à segurança alimentar, pode arruinar a reputação de um estabelecimento.

Vale lembrar que, hoje, todas as pessoas andam com uma filmadora em mãos. Uma foto de uma barata na prateleira da lanchonete pode viralizar rapidamente, causando enormes prejuízos à empresa.

Também não podemos deixar de destacar a questão da segurança. Uma manutenção inadequada coloca em risco as pessoas que utilizam aquele ambiente. Qualquer acidente causado por falhas na conservação acarretará punições, comprometendo o funcionamento ou a sobrevivência da organização.

O tempo em que os serviços de limpeza e conservação eram realizados por trabalhadores desqualificados para reduzir custos ficou no passado. Hoje, as empresas querem resultados — e isso se faz com a contratação de profissionais especializados.

A certificação é um requisito muito importante que diferencia o funcionário e garante seu espaço no mercado. O documento habilita o especialista para exercer funções específicas ou para trabalhar com produtos químicos e equipamentos de alta tecnologia, por exemplo.

admin
Sem Comentários

Deixe um Comentário

Open chat